22 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM SER INTEGRAL POR MEIO DA PSICOMOTRICIDADE
Palavras-chave:
Psicomotricidade, Cultura corporal de Movimento, Educação Física, Desenvolvimento motor, Ensino AprendizagemResumo
Introdução: A Psicomotricidade é uma ciência de alto nível e está relacionada a estudos vinculados ao desenvolvimento e crescimento humano, a partir de áreas do conhecimento como a Neurofisiologia, a Psiquiatria, a Psicologia, a Educação e a Educação Física.A aprendizagem torna-se um processo contínuo e as suas principais mudanças acontecem nos primeiros anos de vida concomitante ao desenvolvimento motor, seguindo para toda vida. Considera-se que a atividade motora torna-se um dos meios pelo qual o desenvolvimento dos seres humanos pode ser ampliado e enriquecido.Metodologia: Revisão bibliográfica da literatura; foram realizadas buscas nas principais bases de dados e livros acadêmicos no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) a partir do ano de 1975 à 2022. Objetivo: Identificar e reconhecer a psicomotricidade dentro e como processo de ensino-aprendizagem e suas contribuições durante a trajetória escolar nas aulas de Educação Física atuando como protagonista dos conteúdos que compõem a cultura corporal de movimento. Conclusão: O processo de ensino-aprendizagem por meio de atividades psicomotoras, contribui no desenvolvimento cognitivo, sócio- afetivo e motor daqueles que experimentam os conteúdos da cultura corporal de movimento nas aulas de educação física por meio dessas ferramentas mediadoras/facilitadoras de aprendizagem. Por meio das diferentes práticas são trabalhadas as funções executivas, fundamentais para aprendizagem em todas as áreas de conhecimento, além de estimular a autonomia, a resiliência, aumentando-se o repertório motor, melhorando-se o equilíbrio, tendo-se o conhecimento geral de inúmeras habilidades que organizam os multi-componentes do esquema psicomotriz e cognitivo e suas interações funcionais permanentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).