09 - ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO E APTIDÃO FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
Atividade Física, Qualidade do Sono, Aptidão FísicaResumo
Objetivo: Avaliar a relação entre nível de atividade física, qualidade do sono e sua relação com aptidão física e saúde de discentes da Universidade Estadual do Maranhão. Metodologia: Estudo observacional do tipo transversal. Foram coletados no período de setembro/2021 a junho/2022, dados da composição corporal, estatura, pressão arterial, frequência cardíaca, qualidade do sono, nível de atividade física e aptidão física. O sono foi investigado através da aplicação do questionário Índice de qualidade do sono de Pittsburgh, o nível de atividade física foi mensurado pelo Questionário Internacional de Atividade Física, versão curta, para a análise da aptidão física, foram aplicados quatro testes: flexibilidade, resistência abdominal, resistência localizada, Volume de oxigênio (VO2) submáximo. Resultados: Participaram 80 universitários, sendo 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino, com média de idade de 23±4 e 23±3 anos, respectivamente. 47,5% dos homens e 47,5% das mulheres foram classificados como muito ativo fisicamente. O sono de 55% dos homens e de 47,5% das mulheres, foi considerado ruim. Os dados retratam uma flexibilidade muito fraca nas mulheres (22,5%). No teste de abdominal, a classificação fraca foi de 87,5% para o sexo masculino e 97,5% para o sexo feminino. Na resistência localizada, observa-se um parâmetro considerado fraco tanto nos homens (47,5%) quanto nas mulheres (35%). O VO2 submáximo foi considerado ruim, sendo de 10% para o sexo masculino e 67,5% para o feminino. Conclusão: Houve um percentual alto de discentes classificados como fisicamente ativos. Entretanto, alta foi a prevalência de sono ruim e baixo nível de aptidão física.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).