03 - A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA DA DANÇA
Palavras-chave:
Dança, Educação Física, Educação superiorResumo
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade apresentar um relato de experiência por meio de uma turma de formação de professores de Educação Física e a prática na disciplina danças, que ao participar de um projeto cultural, criaram coreografias para o dia da culminância do projeto realizada pelos acadêmicos. Este projeto é desenvolvido pela instituição de ensino superior e produzido pelos discentes de diferentes cursos de graduação, um deles é o de licenciatura em Educação Física. Trata-se de um projeto relacionado a interdisciplinaridade, com todos os cursos de graduação interagindo em uma data específica, onde os discentes apresentam poesias, músicas, danças, entre outras expressões culturais. O curso de licenciatura em Educação Física optou por expor uma das temáticas desenvolvidas no currículo, que é a dança, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular, documento oficial obrigatório voltado para escolas públicas e particulares do Brasil. Durante o processo, foi explicitado a importância do trabalho com as práticas corporais nas aulas para os futuros profissionais, bem como a importância da corporeidade na Educação Física. Como metodologia, essa pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando-se essencialmente de um levantamento bibliográfico acerca do tema Dança na formação de professores de Educação Física, assim como um relato de experiência, descritivo e reflexivo, através da experiência adquirida durante todo o processo. Como resultados, estes muito positivos, os graduandos apresentaram sua performance com duas coreografias no espetáculo do projeto no palco do teatro da própria instituição com figurinos padronizados e escolhidos por eles.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).