47 - SOBREPESO/OBESIDADE E TEMPO GASTO ASSISTINDO À TELEVISÃO, EM ESCOLARES
Palavras-chave:
Sobrepeso, Obesidade, TelevisãoResumo
Objetivo: Verificar a relação entre sobrepeso/obesidade e tempo gasto assistindo à televisão, em escolares de Anápolis/GO. Metodologia: Estudo epidemiológico envolvendo estudantes de escolas públicas e privadas, com idades entre 7 e 9 anos. Utilizou-se o questionário modificado de estilo de vida e o percentual de gordura corporal (%GC). Resultados: Dos 1936 escolares analisados, 851 (43.9%) dedicam a maior parte do seu tempo assistindo à TV e 392 (20,3%) da amostra total foi classificada como portadores de sobrepeso e obesidade. O tempo despendido fora da escola foi um fator influenciador de sobrepeso e obesidade dos escolares de ambas as escolas, com um nível de significância de p ? 0,014 para o sexo masculino e sem significância - p ?0,332 - para o sexo feminino. Conclusão: o tempo destinado pelos escolares à televisão demonstrou uma significativa relação com a obesidade e o sobrepeso. Identificou-se, também, uma prevalência de obesidade em ambas as escolas, porém com um índice bem maior nos escolares do sexo masculino, da rede de ensino privada.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).