43 - RELEVÂNCIA DA ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)
Palavras-chave:
Nutrição, UBS, SUS, NutricionistaResumo
Contexto: Ao longo dos anos, o conceito de saúde foi modificado e ampliado, conveniente às mudanças políticas, tecnológicas, geográficas e sociais. Neste contexto, o bem estar (físico, social e mental) não é visto apenas como a ausência de doenças, mais analisa o indivíduo como um todo e acompanha a sua história de vida. Diante desses processos, baseia-se o Sistema Único de Saúde (SUS), que garante o acesso universal aos serviços básicos de saúde.. Objetivo: presente artigo teve o objetivo geral de apresentar a atuação do profissional da nutrição nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os objetivos específicos deste arcabouço acadêmico são apresentar conceitos alusivos ao SUS, considerando-se a nutrição; demonstrar os programas nutricionais implementados nas Unidades Básicas de Saúde e aprofundar o conhecimento acerca da relevância da nutrição na Atenção Primária. Método: Revisão de literatura, exploratória, descritiva. Resultados: , a atuação do nutricionista, junto à atenção básica, consolida-se como essencial, empregando-se o exemplo do acometimento exacerbado da população por diabetes, atuando o nutricionista como fator elementar no combate a esta enfermidade, o que se inicia na Atenção Primária, por vias das UBSs. Conclusão: Concluiu-se que é necessário qualificar e organizar, nas Unidades Básicas de Saúde, todo o sistema, com vistas a conservar os princípios de resolutibilidade, universalidade e integralidade do Sistema Único de Saúde, com vistas a atender os problemas nutricionais e alimentares que acometem a população do Brasil.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).