11 - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE – UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Deficiência intelectual, Aptidão física, Saúde, PROESP, Educação Física escolarResumo
Manter a aptidão física relacionada à saúde nos níveis recomendados é imprescindível a qualquer pessoa, não sendo diferente às pessoas com alguma deficiência. Para realização do estudo de caso, foi escolhida intencionalmente uma estudante com deficiência intelectual. Desse modo, a pesquisa foi de caráter exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa. Foram realizadas intervenções, por meio de atividades físicas e exercícios físicos diversos (através atividades físicas e exercícios físicos diversos (brincadeiras, jogos, circuitos e exercícios funcionais), durante dois meses, sendo que antes e depois das intervenções a estudante participante realizou uma bateria de testes sugerida pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP), onde foram avaliadas as seguintes capacidades físicas: Resistência cardiorrespiratória, Composição corporal, Resistência/força muscular e Flexibilidade. O objetivo foi comparar resultados das avaliações dos componentes da aptidão física relacionada à saúde de uma estudante com deficiência intelectual antes e depois de dois meses de intervenções, por meio de atividades físicas e exercícios físicos diversos. A flexibilidade da estudante apresentou bons resultados em ambas as avaliações. A resistência/força muscular, por sua vez, ficou abaixo do recomendado nas duas avaliações realizadas. Já o Índice de Massa Corporal (IMC) da aluna ficou na classificação de desnutrição, mas a mesma obteve uma melhora após as intervenções realizadas. A Resistência cardiorrespiratória também ficou abaixo do recomendado, no entanto, a estudante também obteve uma melhora após as intervenções. Conclui-se, portanto, que após dois meses de intervenções, a aptidão física relacionada à saúde de uma estudante com deficiência mental obteve melhoras nas capacidades físicas da composição corporal e da resistência cardiorrespiratória. A intervenção ainda foi eficaz para a manutenção dos níveis da capacidade da flexibilidade. A capacidade física da força/resistência muscular, por sua vez, destoou das demais e não apresentou melhoras após as intervenções. Assim, pode-se dizer que atividades físicas e exercícios físicos em geral devem fazer parte de programas de intervenções para com estudantes com deficiência intelectual, pois, como demostrado ao longo desse estudo, as pessoas com algum tipo de deficiência intelectual possuem necessidades de desenvolvimento dos aspectos motor, cognitivo e sócio afetivo, assim como todo ser humano.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).