06 - BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA CONTROLE DA DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA
Palavras-chave:
Adolescência, Depressão, Atividade FísicaResumo
Na atualidade, a quantidade de adolescentes que sofrem depressão vem crescendo de forma alarmante. A literatura nacional tem discutido várias formas de prevenção e combate a esse transtorno de humor. Dessa forma, este estudo buscou, por meio de revisão bibliográfica, verificar os benefícios da prática regular de Atividade Física (AF) para prevenção e tratamento da depressão na adolescência. Para esse fim, foi realizada uma busca em livros e artigos eletrônicos a respeito do tema, no período de 2015 a 2021. A partir dos estudos analisados, observou-se que os benefícios da atividade física para o adolescente são inúmeros e podem ser importantes na prevenção e tratamento de depressão nessa faixa etária. Dentre eles podemos citar: elevação de gasto energético; melhor desempenho das funções diárias; melhoria do sono, autoimagem, autoestima, reflexos, raciocínio, concentração; previne lesões, melhora a confiança, prevenção e controle de muitas doenças crônico-degenerativas, distração e aumento da auto eficácia. Entretanto para que isso aconteça é necessário tomar cuidados com a hidratação, ter um acompanhamento adequado por profissional habilitado e praticar atividades que sejam de moderada a alta intensidade como exercícios aeróbicos, yoga, treinamento de força e esportes coletivos. Constatamos ainda que os adolescentes praticam pouca AF e, as meninas menos em comparação com os meninos além de serem mais afetadas pela depressão. Nesse sentido, são necessárias políticas públicas de incentivo a adoção de uma vida ativa para essa população.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
06 - BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA CONTROLE DA DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA. (2022). Fiep Bulletin - Online, 92(1), 58 a 67. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6498