9 - Qual a variável que melhor explica as adaptações do treinamento de força?
Palavras-chave:
Hipertrofia muscular, força muscular, treinamento físico, trabalho total, periodização do treinamento.Resumo
O treinamento de força (TF) tem ganhado importância na saúde e desempenho devido duas características de promover adaptações importantes em seres humanos. O entendimento das variáveis chave de controle dessas adaptações passa a ser um ponto importante para utilização do TF para diferentes objetivos. A literatura científica tem trazido muitas descobertas interessantes sobre variáveis de volume, carga e intensidade. Os estudos têm revisado fatores de influência como: frequência de treinamento (número de sessões), quantidade de exercícios por músculo, número de séries, número de repetições, intervalo entre as séries e tempo de tensão (duração da repetição). Considerando a complexidade de estímulos fisiológicos do exercício, o volume, a carga e a intensidade estão relacionados com o gasto energético total. Sendo assim, verificamos na literatura se o trabalho total do treinamento de força pode explicar a resposta dose-dependente das adaptações hipertróficas e de força. Para identificar uma possível relação entre as variáveis de periodização do treinamento de força, trabalho total de treinamento e adaptações fisiológicas, fizemos uma revisão de literatura usando estudos publicados no período entre 1980 a novembro de 2019, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. De uma maneira geral, conclui que há uma correlação entre trabalho total, hipertrofia e força muscular de forma dose-dependente.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).