9 - MÉTODOS OCRA E NIOSH: RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Palavras-chave:
NIOSH, OCRA, Saúde do trabalhador, ErgonomiaResumo
O objetivo deste estudo foi verificar os métodos NIOSH e OCRA, em uma análise de riscos no trabalho, e investigar a possibilidade de aplicação coadjuvante entre ambos na ergonomia. Estudo retrospectivo com delineamento transversal, exploratório, descritivo e qualitativo. Foi realizada uma verificação dos dados de fichas de avaliação já existentes em uma empresa de componentes automotivos situada em Santa Catarina, Brasil. Embora o método NIOSH apresente o poder de impacto científico para identificar o índice de levantamento exercido pelo trabalhador e limites recomendados em diferentes tarefas que contemplam a prevenção e qualidade de vida do operário, o método OCRA permite uma análise nos dois hemisférios: direito e esquerdo, se adequando a diferentes situações e com a possibilidade de uma investigação mais detalhada. A presente pesquisa sugere a atuação do método NIOSH e OCRA de maneira mútua.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).