8 - AGILIDADE E VELOCIDADE DE CRIANÇAS COM SOBREPESO E OBESIDADE
Palavras-chave:
escolares, excesso de peso, capacidades físicas.Resumo
A obesidade pode acarretar em prejuízos à saúde e no desempenho motor das crianças. Este estudo teve por objetivo, comparar a agilidade e velocidade de crianças com sobrepeso e obesidade. Participaram 106 escolares, apresentando idade entre 06 a 10 anos, dos gêneros masculino e feminino, subdivididos em dois grupos, sendo grupo SPE formado por 32 crianças com sobrepeso e grupo OBE constituído por 74 crianças com obesidade. Todos os voluntários foram submetidos a avaliação antropométrica e a dois testes de capacidades físicas, optando-se pelo teste do quadrado para avaliação da agilidade e teste de corrida de 20 metros para avaliação da velocidade. Foi realizado o teste de Mann-Whitney para comparação entre os grupos e considerado significativo p<0,05. O grupo OBE apresentou piores resultados nos testes do quadrado e corrida de 20 metros que o grupo SPE. Os resultados indicam que a obesidade pode diminuir a agilidade e a velocidade das crianças.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).