69 - TERAPIA PELA DANÇA: DEPRESSÃO E ENVELHECIMENTO FEMININO EM CONTEXTO
Palavras-chave:
Dança, Envelhecimento, DepressãoResumo
O tema da presente pesquisa versa sobre as possíveis relações entre depressão, aulas de dança e envelhecimento feminino. A depressão é uma doença silenciosa. O objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos que a dança pode vir a proporcionar a um grupo de idosas que praticam dança regularmente, onde algumas delas declararam sofrer e/ou já ter sofrido com a depressão. O referido questionário foi aplicado para mulheres idosas matriculadas na aula de Dança e Expressão Corporal do Programa Ucs Sênior, da Universidade de Caxias do Sul, num total de 34 respondentes. O instrumento é composto por 15 perguntas fechadas, onde a participante poderia optar entre as respostas “Sim” e “Não” e por 4 questões abertas, onde a participante poderia escrever livremente sua resposta. As questões fechadas foram interpretadas a partir da estatística descritiva, ao passo que as questões abertas, por sua vez, foram interpretadas a partir da Análise de Discurso. O instrumento de coleta de dados foi um questionário adaptado do original intitulado “Escala de Depressão Geriátrica”. Como resultados principais, pontua-se: há a presença de depressão em 40% do grupo de mulheres pesquisadas e praticamente todas elas fazem uso da dança como tratamento complementar para a melhora do quadro.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).