51 - ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE
Palavras-chave:
Estresse, Qualidade de Vida, UniversitáriosResumo
Universitários compõem um nicho da população brasileira que vem descrevendo uma crescente em termos numéricos no território nacional e junto com esse quadro o acompanhamento da qualidade de vida e estresse destes ingressantes do ensino superior torna-se fator relevante para pesquisas. O objetivo deste estudo é identificar as variáveis de estresse e qualidade de vida nos acadêmicos de uma universidade particular do interior do estado do Paraná, Brasil e verificar a relação entre as variáveis. O levantamento dos dados foi feito com a utilização dos instrumentos WHOQOL-Breve e Estressômetro, ambos validados para a população brasileira. Com os dados coletados foi aplicado o teste de ANOVA seguido do post-hoc de Tukey para verificar diferenças entre os domínios da qualidade de vida e o teste de correlação de Spearman para estabelecer relações entre as variáveis, adotando a significância em p ? 0,05. Os resultados encontrados apresentaram acadêmicos com níveis elevados de estresse e a qualidade de vida relativamente baixa, apresentando apenas o domínio social com percepção satisfatória, além do que a relação entre o estresse e os domínios da qualidade de vida apresentou-se significativamente estabelecida, diretamente proporcional para o estresse e os domínios social e do meio ambiente, enquanto foi inversamente proporcional para os domínios físicos e psicológico. Portanto, este cenário acadêmico demanda novas pesquisas com diferentes abordagens para que novos materiais sejam produzidos e que venham a orientar propostas de intervenção e melhora da qualidade de vida e cuidados com o estresse em acadêmicos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).