49 - EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
professores de Educação Física, prática pedagógica interdisciplinar. Caracterização dos professoresResumo
Este texto apresenta-se como um recorte de uma pesquisa no âmbito de mestrado e tem por temática a relação entre a Educação Infantil, a Educação Física e a Interdisciplinaridade, e se insere no conjunto das preocupações sobre a não fragmentação do conhecimento na Educação Infantil, compreendendo que a ação interdisciplinar se torna indispensável na instituição educativa A pesquisa realizada em 2017 foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro, utilizou-se como instrumento metodológico um questionário-convite, entregue a 111 professores que atuam em cem instituições de EMEIs (Escolas de Educação Infantil), o qual foram obtidas a devolutiva de 106 professores, com o objetivo de caracterizar quem são os profissionais de Educação Física que atuam nas EMEIs e identificar se os professores de Educação Física consideravam que realizavam a interdisciplinaridade em suas práticas nas instituições educativas. Na segunda etapa, o instrumento metodológico aplicado foi o referente à técnica do Grupo Focal, dados esses não focalizados nesse texto. Os resultados apontaram que, apesar da Educação Física estar presente na Educação Infantil, ainda é vista como uma disciplina desenvolvida por especialistas. Desta forma esta pesquisa propõe uma reflexão sobre como pode ser benéfica tanto para o professor de Educação Física, quanto para pedagogos as práticas interdisciplinares.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).