48 - CONTRIBUIÇÃO DO EXERCÍCIOS ISOMÉTRICO NA INTEGRIDADE FISICA DE ATLETAS
Palavras-chave:
atleta, exercício isométrico, reabilitaçãoResumo
Introdução: Os exercícios isométricos são uma forma estática de exercício na qual o músculo se contrai e produz forças modificando seu comprimento sem movimento articular visível. Nas práticas esportivas é fundamental manter as forças musculares equilibradas para alcançar a melhora do rendimento, minimizando os riscos de lesões. Objetivo: Verificar sistematicamente na literatura cientifica recente o efeito dos exercícios isométricos sobre a manutenção da integridade musculo articular em esportistas e atletas. Metodologia: A metodologia utilizada foi revisão literária através de pesquisa eletrônica nas bases de dados Google Academico, Science Direct e Biblioteca Virtual em Saúde. A fim de orientar a formulação da(s) questão(ões) de pesquisa, convenciona- se estruturá-la segundo os componentes do acrônimo PICO. Resultados: A busca bibliográfica, segundo a estratégia estabelecida, resultou em 20 artigos que foram criteriosamente verificados segundo sua pertinência com o objetivo do presente estudo. Ao fim dos critérios de elegibilidade, restaram- se, apenas 5 estudos. Conclusão: Através desse estudo foi possível concluir que o execicio isometrico atua não apenas na melhora e manutenção da performance mas tambem na prevenção e/ou reaquisição do equilibrio musculo articular pré e/ou pós lesão. As estrategias preventivas utilizando protocolos com exercícios isométricos podem ser eficazes na diminuição dos índices de lesões, proporcionando para o praticante, segurança ao desempenhar alta performance no esporte.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).