09 - COMPARAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS NA HIDROGINÁSTICA E MUSCULAÇÃO
Palavras-chave:
Idosos, Hidroginástica, Musculação.Resumo
Introdução: As alterações na força e na capacidade funcional são modificadas pelo processo de envelhecimento. A prática de exercícios físicos é fundamental para um envelhecimento ativo. Objetivo: Comparar a capacidade funcional de idosos na hidroginástica e musculação. Métodos: O estudo foi do tipo descritivo e transversal, a amostra foi do tipo não probabilística e intencional. Foram avaliados 54 idosos, sendo 42 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, com idade de entre 60 e 90 anos, divididos em dois grupos, o Grupo I (GI) composto por 24 homens e 19 mulheres praticantes de musculação. Já o Grupo II (GII): 30 idosos, sendo 7 homens e 23 mulheres praticantes de hidroginástica. Para ambos os grupos (GI e GII),os idosos teriam que estar envolvido nas atividades por um período de 20 semanas. Foi realizada a mensuração da pressão arterial, avaliação antropométrica e a aplicação dos testes do Senior Fitness Test (SFT). A analise dos dados foi do tipo descritiva e inferencial pelo software SPSS 15.00. e a significância adotada foi de 5%. Resultados: Para GI e GII, do sexo feminino ,ambos os grupos estavam com excesso de peso. Os valores de PAS/PAD indicam GI classificados em Normal 125/76 (mmHg) enquanto GII, em Hipertensão de Nível I 140/78 (mmHg). Para GI e GII, no sexo masculino, houve excesso de peso em ambos os grupos, a pressão arterial do GI 116/73 (mmHg) e GII 135/71(mmHg). Os testes do (SFT) o GI no sexo feminino foi melhor no teste de sentar e levantar. O GI do sexo masculino também apresentou maiores médias de força de flexão de antebraço. Conclusão: O exercício físico deve ser intensificado nessa fase da vida para favorecer o envelhecimento ativo, tanto a hidroginástica, quanto a musculação, são muito valiosas para idosos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).