CONTATO-IMPROVISAÇÃO: EDUCAÇÃO E DIÁLOGOS CORPORAIS
Palavras-chave:
educação, dança, improvisaçãoResumo
O projeto de extensão diálogos corporais através da dança (UFPE), promoveu a oficina de contato improvisação.Contato improvisação é uma forma de dança improvisação criada pelo bailarino norte-americano Steve Paxton. A oficinaobjetivou sugerir novas experiências educacionais no chão da escola e o desenvolvimento de pesquisa em sala de aula, atravésda dança contato-improvisação numa perspectiva que aponta para caminhos que levam a humanização, socialização eautoconhecimento. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, regulamenta o ensino da arte como componentecurricular obrigatório da Educação e sugere a presença das diferentes linguagens artísticas no contexto escolar, e dentre elasdestacamos a dança, entretanto, raramente a dança está na escola, seja pela falta de especialistas da área, seja pelodespreparo dos professores. O desenvolvimento da pesquisa de caráter qualitativo utilizou como instrumento para a coleta dedados a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), desenvolvida por Lefevre & Lefevre (2010) e a ferramenta didáticadenominada tempestade de ideias. Os resultados foram divididos em 3 partes: as anotações e transcrições sobre a tempestadede ideias, o discurso do sentir e a compreensão sobre contato-improvisação apresentada de forma narrativa e coletada pelospesquisadores pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC). Em cada procedimento gestual as ações corporaisconseguiam dialogar com as proposições pautadas nas ideias de Steve Paxton sobre a dança contato-improvisação. A grandecontribuição da dança contato improvisação é a construção do diálogo através do encontro com o outro. Por isso, “o outro”, “oencontro” e “o diálogo” são dimensões que merecem ser aprofundadas, já que são desafios inerentes à prática do ContatoImprovisação e, ao mesmo tempo, são inerentes à existência humana.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CONTATO-IMPROVISAÇÃO: EDUCAÇÃO E DIÁLOGOS CORPORAIS. (2019). Fiep Bulletin - Online, 89(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6096