ANÁLISE ERGONÔMICA DO POSTO DE TRABALHO DE COBRADORES DE ESTAÇÃO TUBO
Palavras-chave:
Análise ergonômica, Estação tubo, Saúde ocupacionalResumo
Curitiba é referência internacional pelo seu sistema de transporte público, devido às vias exclusivas de ônibus,conhecidas como canaletas, e às famosas estações tubo. Assim, o objetivo principal deste artigo foi realizar uma análiseergonômica do posto de trabalho dos cobradores de estação tubo na cidade de Curitiba. Para tanto, aplicou-se um questionáriodireto, para os trabalhadores das estações tubo. Escolheu-se a linha Centenário - Campo Comprido, a principal linha viária doeixo Leste-Oeste de Curitiba, que possui 30 estações tubo ao longo do trajeto. O Estudo mostrou como resultado que umasimples alteração na altura da cadeira, o espaço entre essa e a mesa, um apoio para os braços e pés já sanariam boa parte dasdores relatadas pelos entrevistados, mas um sistema mais adequado se faz necessário para sanar os problemas relativos àtemperatura, ruído, segurança e ambientes adequados para higiene pessoal.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE ERGONÔMICA DO POSTO DE TRABALHO DE COBRADORES DE ESTAÇÃO TUBO. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6048