PERFIL CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICO DOS DOADORES DE ÓRGÃOS E TECIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO PARANÁ
Palavras-chave:
Doação de órgãos, perfil, morte.Resumo
Este estudo teve como objetivo traçar o perfil dos doadores efetivos de órgãos e tecidos ocorridos noperíodo de 2011 a 2015 realizadas no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, localizado no município de Cascavel/Paraná. Acoleta de dados ocorreu no Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecido para Transplante (CIHDOTT) do referidoHospital. Foi um estudo documental, retrospectivo com análise quantitativa. As coletas de dados foram retiradas nosdocumentos de pacientes que se tornaram doadores pós parada cárdio respiratória (PCR) e morte encefálica (ME). Comoresultados foram identificados 123 prontuários de doadores de órgãos/tecidos, dos quais 80 (65,04%) eram de pacientes que setornaram doadores pós PCR e 43 (34,96%) de pacientes que concluíram o protocolo de morte encefálica e se tornaramdoadores após o aceite da família. A prevalência foi maior no sexo masculino (69,92%) com idade economicamente ativa (médiade idade 44,43 anos). A causa do óbito prevalente foi o Trauma (47,58%). Internados na sala de emergência (52,4%). Concluiseque são notórios os avanços no processo de doação de órgãos acontecidos no Hospital Universitário do Oeste do Paraná,desde que foi implantada a CIHDOTT na instituição o número de doações vem crescendo gradualmente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICO DOS DOADORES DE ÓRGÃOS E TECIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO PARANÁ. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5942