A VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE NA CONCEPÇÃO DE SUJEITOS COM LESÃO MEDULAR
Palavras-chave:
Sexualidade, Lesão medular, CorpoResumo
A sexualidade das pessoas com lesão medular (LM) é mantida de forma silenciosa ou na invisibilidade dasdiscussões e práticas do mundo contemporâneo, de forma que os rótulos sociais que envolvem a sexualidade sãoestabelecidos em face do conhecimento do comprometimento motor e sensitivo que as pessoas com LM possuem. Objetivo.Avaliar a repercussão da lesão medular (LM) sob a vivência da sexualidade das pessoas com lesão medular. Métodos: Trata-sede um estudo descritivo de abordagem qualitativa. Os cenários da pesquisa foram instituições públicas e filantrópicas dereabilitação, localizadas na cidade de João Pessoa-PB, com a participação de 25 jovens e adultos que sofreram lesão medular eaceitaram participar do estudo. Os dados foram coletados utilizando-se três instrumentos: I (Perfil Socioeconômico e Clínico dosSujeitos), II (CIF: Estrutura do corpo, Função do Corpo e Atividade e Participação) e III (Prática e a Satisfação sexual), que foramaplicados sob a forma de entrevista pela pesquisadora, assim como foi construído um diário de campo. As entrevistas e o diáriode campo foram analisados com base no método de análise de discurso. As categorias de análise foram: concepções de corpo ede sexualidade. Resultados e discussões: Percebeu-se que os entrevistados tinham um conceito limitado de sexualidade, o queinfluencia diretamente sua concepção. No entanto, observou-se que os mesmos conseguem superar suas concepções decorpo e sexualidade, reinventando-se para vivenciar sua sexualidade de forma satisfatória com indícios de que este é umdesafio diário vivenciado de forma particularDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE NA CONCEPÇÃO DE SUJEITOS COM LESÃO MEDULAR. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5936