IDOSOS DE GRUPOS DE CONVIVÊNCIA: CAPACIDADE FUNCIONAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA
Palavras-chave:
Idosos. Nível de atividade física. Capacidade funcional.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar os níveis de atividade física (pouco e muito ativo fisicamente) e a capacidade funcional de idosos. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica do tipo descritiva transversal. A população foi composta por 1.652 idosos de 37 Grupos de Convivência de Idosos de São José, SC. A amostra foi do tipo probabilística, com a técnica de seleção aleatória, e contou com 256 idosos participantes destes grupos. Os instrumentos de coleta de dados foram: Formulário com os dados de identificação; Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão 8, forma longa e semana normal, que avalia o nível de atividade física; Escala de auto-percepção do desempenho em atividades da vida diária (ANDREOTTI; OKUMA, 1999), que avalia a capacidade funcional. Os dados foram tratados através de estatística descritiva, de testes não-paramétricos - Qui-quadrado, adotando-se um nível de significância de 5%. Observou-se que dos idosos cadastrados nos grupos de convivência, 59% eram muito ativos e 41% pouco ativos. A maioria dos idosos percebeu sua capacidade funcional como boa e muito boa, sendo que 60,9% tinham-na como muito boa, 33,2% boa e 5,9% média. Ao tentar relacionar o nível de atividade física com a capacidade funcional dos idosos entrevistados verificou-se que não houve diferença estatisticamente significativa (p<0.05). Apesar dos idosos estarem, em sua maioria, com nível de atividade física elevado, existe a necessidade de se estimular a prática de exercício físico orientados. Deve-se intervir com programas de atividade e exercício físico específicos para garantir a promoção da saúde. Assim, possibilitando a manutenção ou melhora da capacidade funcional destes idosos.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
IDOSOS DE GRUPOS DE CONVIVÊNCIA: CAPACIDADE FUNCIONAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5377