INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO COM PESO NA REDUÇÃO DE GORDURA CORPORAL NA ACADEMIA DA UNIEVANGÉLICA.
Palavras-chave:
Musculação, composição corporal, obesidade.Resumo
O treinamento de força é uma das propriedades básicas da motricidade, ao lado da resistência, determinando o rendimento físico (SPRING et al. 1995). A Musculação é uma atividade física que tem crescido nos últimos anos, sendo que o principal objetivo da maioria das pessoas é a redução da gordura corporal. Isto nos fez levantar uma questão: o treinamento de força influencia na diminuição de gordura corporal, quando o mesmo não é aliado a uma sessão aeróbica. O objetivo geral deste estudo foi verificar a influência do treinamento de força na redução de gordura corporal, específico, levantar o índice de massa corporal de acadêmicos da UniEvangélica que fazem musculação como atividade física, com o objetivo de perda de peso. Metodologia, o estudo foi realizado na academia da UniEVANGÉLICA, com pessoas com idade compreendida entre 15 e 50 anos que praticavam treinamento com peso com o objetivo de perder peso, a amostra foi composta por 32 pessoas. As avaliações ocorreram no início e depois de 12 semana de treinamento. As avaliações antropométrica foram feitas no LAFE - UniEVANGÉLICA, e foi composta pelas medidas do peso, altura e dobras cutâneas, o percentual de Gordura Corporal foi estimada a partir das equações propostas por Jackson & Pollock. O treinamento foi realizado em três sessões semanais com duração aproximada de 60 minutos, por 12 semanas. O treinamento consistia em um aquecimento na esteira ou bicicleta por 10 minutos, após este aquecimento, foi montado um programa com peso, utilizando exercícios para membros superiores, inferiores e tronco. RESULTADO houve uma prevalência na faixa etária de 17 a 26 anos como era esperado, em função do público universitário que freqüenta a academia. A adiposidade inicial da amostra por IMC segue o padrão nacional, 30% de sobrepeso e 11% de obesidade, 59% eutróficos. Estes índices representam uma realidade do Brasil. O que mais nos chamou a atenção foi a composição corporal, inicialmente era de 29,3 7,5 e ao final 25,3 6,2. CONCLUSÃO - O treinamento de força mostrou-se eficaz na redução de gordura corporal para praticantes de treinamento com pesos na academia da UniEVANGÉLICA; A média de IMC dos praticantes com o objetivo de perda de peso é de 26,05 3,10; A quantidade de pessoas que freqüentaram a academia com o objetivo de perda de peso foi de 195 pessoas o que equivale a 42% do total de praticantes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO COM PESO NA REDUÇÃO DE GORDURA CORPORAL NA ACADEMIA DA UNIEVANGÉLICA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5371