OS SABERES DA CORPOREIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
corporeidade, formação, Educação Física.Resumo
Propomos nesse artigo, um diálogo sobre os saberes capazes de serem desenvolvidos pela via corporal, ou seja, numa vivência plena de significados onde o corpo também será parte importante para a compreensão do que deve ser aprendido, e sua influência em estudantes de Educação Física em formação. “Quem educará os educadores?” Essa questão apresentada por Karl Max em uma de suas teses sobre Feuerbach citada por Morin (1999), que compreende, que “Será uma minoria de educadores, animados pela fé na necessidade de reformar o pensamento e regenerar o ensino”, fortalece a preocupação que temos ao propor esse estudo. Observo que essas duas afirmações só se concretizam em uma educação que envolva o corpo por inteiro, por contemplar, ação e sentimento, o pensar e o agir. Mas como desenvolver essa possibilidade em uma formação que ainda valoriza a inatividade como modo privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens? Aqui apresentamos uma reflexão, advogando que mudanças paradigmáticas somente se tornarão possíveis, com uma mudança de foco sobre a corporeidade, no sentido de não se poder educar qualquer cidadão negligenciando atitudes essenciais para sua formação, como as que geram movimento consciente, alegria, curiosidade, cooperação, afetividade, responsabilidade e ética, incentivando tão só e principalmente a competição e o individualismo, pois, na medida em que a sociedade valoriza o pensar sobre o agir, desconsiderando a totalidade que reveste o humano, o corpo é cada vez mais deixado de lado e reforçado como conjunto biológico compartimentalizado, muito contribuindo para despercebê-lo.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OS SABERES DA CORPOREIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5363