DOS RITUAIS DIONISíACOS AOS RITUAIS DE CANDOMBLé: O CORPO QUE DANçA
Palavras-chave:
dança dionisíaca, danças de orixás, rituais.Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar as relações existentes entre os rituais dionisíacos da Grécia antiga e os rituais de candomblé na contemporaneidade, sobretudo no que diz respeito ao corpo que dança nestas manifestações. Por meio de pesquisa bibliográfica tornou-se possível identificar as categorias delineadoras dos rituais dionisíacos, confrontando-as com as categorias originárias dos rituais de candomblé a partir de investigações desenvolvidas com as danças de orixás no Brasil (LARA, 1999). Procurando responder a questão norteadora que perpassa aproximações entre estes ritos, o estudo aponta para coincidências entre as danças dionisíacas e as danças de orixás, reveladas pelo instaurar do tempo-espaço sagrado, pelos sacrifícios e oferendas, pelo transe e pelo corpo em estado extásico, fomentando reflexões em torno das mesclas culturais que delineiam práticas corporais contemporâneas e que se constituem em fontes de educação e conhecimento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DOS RITUAIS DIONISíACOS AOS RITUAIS DE CANDOMBLé: O CORPO QUE DANçA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5335