O EFEITO DA TÉCNICA DE BIOFEEDBACK NA ATENÇÃO DE ATLETAS JUVENIS DE FUTEBOL DE CAMPO
Palavras-chave:
.Resumo
Objetivo: investigar a aplicação da técnica de biofeedback sobre a atenção de atletas juvenis de futebol de campo. 20 sujeitos, masculino, 15 anos, integrantes de mesma equipe, treinamento diário de 2 horas e 1/2 jogos semanais. Distribuídos randomicamente: (G1) grupo experimental, (G2) controle. Utilizou-se o teste de Harris & Harris (1984). Investigou-se a atenção visual seletiva de curta duração com memória de trabalho (AVMT2) e sem memória de trabalho (AV2), e de longa duração com memória de trabalho (AVMTT) e sem memória de trabalho (AVT). Sete intervenções de 10 minutos, realizadas através de um software denominado mentalgames (Audiostrobe®), o qual consistiam em controle sobre um estímulo no computador, comandado através da resposta galvânica da pele (RGP). Para a análise entre pré e pós-teste utilizou-se o teste não-paramétrico de Wilcoxon. Os resultados do grupo experimental: para a AVMT2 de 18,8+8,6s e 13,3 +4,1s, para a AVMTT de 8,9+1,8s e 6,7+1s, para a AV2 de 24,5+8,3s e 18,5+ 12s e para a AVT de 13,93+1,7s e 12,1+2,1s para pré e pós-intervenção, respectivamente. Apenas os valores da AVMTT apresentou diferença significativa. Os resultados do grupo controle: para a AVMT2 de 13.1+3,2s e 13,9+5,8s, para a AVMTT de 8,4+2,1s e 9+2,6s, para a AV2 de 31,6+16,3s e 17,9+13,3s e para a AVT de 14,8+7s e 10,9+3,9s para pré e pós-intervenção, respectivamente. Foram encontradas diferenças nos valores AV2 e AVT. A análise de correlação de Spearman demonstrou uma mudança significativa no comportamento apenas do grupo experimental do pré para o pós-teste. Conclusão: a técnica de biofeedback é capaz de modificar e/ou desenvolver os processos de atenção visual seletiva.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O EFEITO DA TÉCNICA DE BIOFEEDBACK NA ATENÇÃO DE ATLETAS JUVENIS DE FUTEBOL DE CAMPO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5311