VARIÁVEIS ESPAÇO-TEMPORAIS DO MEMBRO INFERIOR DOMINANTE E NÃO DOMINANTE DURANTE O CHUTE
Palavras-chave:
futebol, chute, cinemática.Resumo
O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo e muitos estudos têm enfocado esta modalidade, principalmente o movimento do chute, por ser determinante nesta modalidade. Este trabalho teve como objetivo descrever as variáveis espaço-temporais do chute executado por uma criança destra e uma sinistra realizando chutes com o dorso do pé com seus membros de dominância e não-dominância. Foram analisados dois sujeitos do sexo masculino, jogadores de futebol de campo, um destro e um sinistro, ambos com idades de 10 anos. Os sujeitos foram instruídos a tentar acertar um alvo, com um metro quadrado posicionado no centro da goleira. O chute foi executado da marca do pênalti. Para coleta e análise dos dados foi utilizado o sistema Peak Motus com duas câmeras de vídeo e freqüência de aquisição de imagens de 180 Hz. Foram analisadas três tentativas de cada membro de cada sujeito que acertaram o alvo. Os resultados mostraram que o membro não dominante apresentou características similares ao membro dominante e que quando comparado a outros estudos alguns resultados apresentaram-se diferentes dos encontrados na literatura consultada.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VARIÁVEIS ESPAÇO-TEMPORAIS DO MEMBRO INFERIOR DOMINANTE E NÃO DOMINANTE DURANTE O CHUTE. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5301