NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESCOLARES POR AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
nível de satisfação, motivos intrínsecos, motivos extrínsecos.Resumo
A motivação constitui-se num elemento de vital importância no processo de ensino-aprendizagem. O aluno motivado se manifesta dentro de seu grupo através de diferentes condutas, tais como: apresenta-se ativo, atencioso, participativo, questionador, coopera com os colegas e professores, demonstra alegria, interessa-se pelas suas ações, repete os exercícios, em outras palavras, sente prazer e desejo em realizar atividades motoras e aprender durante as aulas de Educação Física. O presente estudo teve como objetivo investigar o nível de satisfação por aulas de Educação Física, de escolares pertencentes às Escolas Públicas Estaduais da IV Secretaria de Desenvolvimento Regional Chapecó/SC. Sua amostra constituiu-se de 2048 escolares, com idade de 13 a 16 anos. Para investigar o nível de satisfação utilizou-se o questionário de “IADOV” modificado por López (apud LÓPEZ & GONZÁLEZ, 2002). Para a análise de dados utilizou-se o quadro lógico de “IADOV” modificado por López (apud LÓPEZ & GONZÁLEZ, 2002). Os resultados apresentados para o nível de Satisfação Individual por aulas de Educação Física demonstram que: 51% dos estudantes apresentam o nível máximo de satisfação; 17% dos escolares demonstraram mais satisfação do que insatisfação; 30% apresentam satisfação não definida ou contraditória; 1% apresentou mais insatisfação do que satisfação e 1% apresenta-se com máxima insatisfação. O índice de Satisfação Grupal da amostra apresentou o valor de 0,58, o que indica satisfação destes escolares em relação às aulas de Educação Física. Através dos resultados apresentados pode-se concluir que, apesar do nível de satisfação máxima ser o mais demonstrado na opção dos alunos, o nível de satisfação não definida ou contraditória apresentou um índice elevado, e não deve ser desconsiderado. Esta informação serve de alerta aos professores de Educação Física para observarem os motivos intrínsecos e extrínsecos que influenciam o nível de satisfação dos alunos em suas aulas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESCOLARES POR AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5300