JOELHO: COMPARAÇÃO DO ÂNGULO Q ENTRE JOGADORES DE FUTEBOL DE CAMPO E UNIVERSITÁRIOS.
Palavras-chave:
Futebol, Ângulo Q e Patologias.Resumo
O objetivo da pesquisa é de comparar qual das amostras, Jogadores de Futebol de Campo ou Universitários tem maior Ângulo Q no joelho? O ângulo Q femural é definido por Kuhn, et al (2002), Nester, et al, (2001), Livingston, et al (1999), ”e o ângulo formado nas interseções da Espinha Ilíaca Antero Superior (E.I.A.S.), o ponto medial da Patela e a Tuberosidade da Tíbia”, formando duas linhas perpendiculares no quadríceps. Segundo Livingston, et al, (1999), “a angulação em Q acima e 15 a 20 graus esta diretamente associada com síndromes patelo-femurais constantemente acometida em jogadores de futebol por fatores extrínsecos e intrínsecos da modalidade”. A pesquisa é de característica quantitativa com amostragem de 30 indivíduos, sendo, 15 Jogadores de Futebol de Campo e 15 Universitários. A metodologia utilizada foi a aferição com câmera fotográfica assumindo um erro metodológico de 1 a 5 mm segundo metanálise de Nester, et al, (2001). Os resultados apresentados demonstram uma forte significância no (ME) para (JFC) e (U), com alta força (F=12,7) e significância assumida para (P<0,01), com o que corrobora com os achados de outros autores. Respondendo a pergunta do objetivo, uma alta significância entre os grupos é predominante em Membros Esquerdos possivelmente pela assimetria dos Membros e outros fatores como: um precário acompanhamento da equipe multidisciplinar (preparador físico, fisioterapeuta e nutricionista), que pode não estar sendo realizado ou não tem demonstrado eficácia nos fatores analisados. Uma forma de correlacionar outro dado com o Ângulo Q é a Densitömetria Óssea, que corroboram com a citação de Kuhn, et al (2002), que relatam “dinâmicas anormais nos ossos causam naturalmente uma hipertrofia com aumento dos valores dessas estruturas”, a maneira que o estresse mecânico torna os ossos mais densos e podem ser medidos por exames de Densidade Óssea em estudo posteriormente do autor.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
JOELHO: COMPARAÇÃO DO ÂNGULO Q ENTRE JOGADORES DE FUTEBOL DE CAMPO E UNIVERSITÁRIOS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5280