A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REFLEXÃO DE CUNHO EPISTEMOLÓGICO
Palavras-chave:
Educação Física, epistemologia, história.Resumo
O objetivo deste artigo é fazer uma breve retrospectiva histórica sobre as principais áreas de interesse no campo da Educação Física (EF) e, a partir desta discussão, apresentar alguns aspectos do debate de cunho epistemológico que tem permeado este campo de conhecimento. Resumidamente, pode-se afirmar que na década de 60, existia uma grande preocupação com os aspectos pedagógicos das práticas corporais, com vistas à saúde e à educação moral. Já nos anos 70, a EF voltou-se, quase que exclusivamente, à questão da aptidão física e do desporto. Nos anos 80, passou a demonstrar uma crescente preocupação com questões de cunho ideológico e com a necessidade de um trabalho no sentido de se construir uma sociedade mais justa e igualitária . Já a partir dos anos 90, passou a preocupar-se também com questões epistemológicas. Enquanto alguns autores têm defendido que a área de atuação da EF deva se restringir ao campo pedagógico, tomando como base a teoria da complexidade e o trabalho de autores do campo da EF que adotam esta teoria, apresento alguns argumentos a favor de que a EF mantenha-se como um campo multidisciplinar, pois é justamente em sua multidisciplinaridade que reside a sua possibilidade de contribuir significativamente para com a saúde, educação, lazer e qualidade de vida humana.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REFLEXÃO DE CUNHO EPISTEMOLÓGICO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5268