COMPORTAMENTO DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA DOS ESCOLARES NO TESTE DE 1000 METROS PARA ESPAÇO REDUZIDO
Palavras-chave:
Consumo máximo de oxigênio, Freqüência cardíaca e Escolar.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o comportamento da freqüência cardíaca dos escolares do sexo masculino e feminino quando submetidos ao teste de corrida de 1000 metros, para espaço reduzido (configuração oval), padronizado por KRUG & NUNES (1994). A amostra foi constituída aleatoriamente de 240 escolares de ambos os sexos, sendo 120 escolares por sexo e 30 escolares em cada faixa etária e sexo, matriculados nas escolas da rede pública da cidade de Pelotas, RS. Utilizou-se o teste de corrida de 1000 metros para espaço reduzido (configuração oval, circunscrita ao retângulo de 14,50 m X 10 m), com a finalidade de medir a potência aeróbica. Coletaram-se dados de Peso Corporal (PC), Estatura (EST), percentual de gordura (%G), massa corporal gorda (MCG) e magra (MCM), freqüência cardíaca de repouso (|FCR), de esforço máximo (FCEM), de reserva (FCRES), percentual de freqüência cardíaca máxima (%FCM) e de esforço após 30 segundos de corrida (%FCE-30). Diante dos resultados obtidos, tem-se que nas variáveis FCRES, %FCE-30 e %FCM os escolares de ambos os sexos deste estudo mantiveram-se dentro dos parâmetros fisiológicos durante a corrida de 1000 metros, não comprometendo o sistema cardiorrespiratório.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPORTAMENTO DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA DOS ESCOLARES NO TESTE DE 1000 METROS PARA ESPAÇO REDUZIDO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5255