RELAÇÃO MASCULINO/FEMININO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Educação Física, relação masculino, feminino.Resumo
Gênero no plural é o referencial do presente estudo sob a perspectiva da diferença sexual. Conscientes das determinações feminino/masculino na sociedade analisamos a construção do masculino e do feminino nas aulas de Educação Física. Metodologicamente apoiamos em Stake (1998) no que concerne ao estudo de caso qualitativo. Observamos uma turma do ensino médio do Colégio Estadual Júlio Mesquita, na cidade de Curitiba-PR. Enfocamos nosso olhar nas intervenções docentes, nos conteúdos, espaços ocupados por ambos os sexos, nos relacionamentos dos/as meninos/as entre si e nos grupos mistos. Os resultados demonstraram que as professoras atuaram dentro moldes restritivos do mundo simbólico masculino contribuindo à educação unilateral da perspectiva patriarcal. Em síntese, deflagramos que as aulas mistas, no caso estudado, não proporcionou atividades e espaços que incentivassem o feminino nas aulas. Os referentes pedagógicos impossibilitaram a re-invenção do feminino no espaço escolar assim como delimitou as possibilidades de expressão do masculino nas aulas de Educação Física.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELAÇÃO MASCULINO/FEMININO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5253