AVALIAÇÃO DA ATIVAÇÃO NEUROMUSCULAR DOS EXTENSORES LOMBARES E CERVICAIS DE CICLISTAS COM E SEM DOR EM DIFERENTES POSTURAS E CADÊNCIAS
Palavras-chave:
ciclismo, postura, EMG.Resumo
A postura adotada no ciclismo pode estar relacionada à presença de dores nas costas e no pescoço de seus praticantes, porém, poucos estudos têm investigado o comportamento motor dos músculos destas regiões, nesta modalidade. Assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar a existência de um padrão de ativação neuromuscular para os eretores lombares e cervicais de atletas com e sem dor, durante a prática do ciclismo. Foram coletados dados eletromiográficos de 10 ciclistas do sexo masculino, durante teste em cicloergômetro, com carga constante e variações de posição e cadência. Os resultados demonstraram qualitativamente, uma maior ativação neuromuscular dos indivíduos com dor, independentemente da postura e da cadência. Entretando, não foi possível estabelecer um padrão neuromuscular, pois tais diferenças não foram significativas. O nível de significância adotado foi de 0,05.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DA ATIVAÇÃO NEUROMUSCULAR DOS EXTENSORES LOMBARES E CERVICAIS DE CICLISTAS COM E SEM DOR EM DIFERENTES POSTURAS E CADÊNCIAS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5241