ESTIMATIVA DA GORDURA CORPORAL MEDIANTE PROCEDIMENTOS DE BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA DE CORPO INTEIRO E DE SEGMENTO INFERIOR
Palavras-chave:
Composição Corporal, Gordura Corporal, Bioimpedância Elétrica.Resumo
O propósito do estudo foi comparar estimativas da proporção de gordura corporal mediante procedimentos de bioimpedância elétrica envolvendo o corpo inteiro e o segmento inferior. Foram analisados 50 sujeitos adultos (27 mulheres e 23 homens), com idades entre 18 e 25 anos de idade. Bioimpedância elétrica de corpo inteiro foi medida com o equipamento Biodynamics 320E, enquanto bioimpedância elétrica de segmento inferior foi medida com o equipamento Tanita TBF-305. Os resultados indicam uma elevada correlação entre as estimativas de gordura corporal apresentada mediante os dois procedimentos (r=0,82 para mulheres e r=0,61 para os homens). No entanto, constatam-se nítidas diferenças nos valores absolutos de gordura corporal devido ao fato de ambos os procedimentos envolverem diferentes segmentos do corpo. Comparando os dois procedimentos, mediante o método de Bland-Altman, comprovam-se acentuadas diferenças intra-individuais nas proporções estimadas de gordura corporal, independente do nível de adiposidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTIMATIVA DA GORDURA CORPORAL MEDIANTE PROCEDIMENTOS DE BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA DE CORPO INTEIRO E DE SEGMENTO INFERIOR. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5237