RELAÇÃO ENTRE PREDITORES DE ADIPOSIDADE EM HOMENS
Palavras-chave:
sobrepeso, obesidade, homens.Resumo
O objetivo desse estudo foi o de analisar as relações existentes entre os indicadores antropométricos de sobrepeso e obesidade. A população estudada foi composta por 440 homens na faixa etária entre 30 a 38 e freqüentadores da região litorânea do estado do Paraná. Para a classificação do BMI foi utilizado o referencial da WHO (1997). A densidade corporal foi calculada pela equação generalizada de JACKSON e POLLOCK (1985), que utilizam 3 dobras cutâneas e o percentual de gordura foi calculado pela equação de SIRI (1961). O grupo de IMC obeso apresentou os indicadores de risco para o surgimento de distúrbios cardiovasculares mais elevados do que o grupo de IMC em sobrepeso e esse do que o grupo de IMC normal. Dentre os fatores de risco diferenciados estatisticamente (p = 0,05) entre os três grupos de IMC destacam-se a pressão arterial, o percentual de gordura e o perímetro da cintura. Encontrou-se correlação significativa (p = 0,05) entre os indicadores antropométricos de sobrepeso e obesidade (IMC, percentual de gordura, perímetro da cintura) e dos mesmos com a massa corporal magra. Portanto, o IMC na população estudada demonstrou ser sensível para detectar variações significativas nos comportamentos dos fatores de risco para o surgimento de distúrbios cardiovasculares estudados, correlação e variância significativa com os indicadores de sobrepeso e obesidade e, também, o erro padrão de estimativa do percentual de gordura a partir do IMC não foi elevado.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELAÇÃO ENTRE PREDITORES DE ADIPOSIDADE EM HOMENS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5223