FUTEBOL: REVERSÃO DO PROFISSIONALISMO QUE HISTÓRIA E ESSA?
Palavras-chave:
Futebol, Profissionalização, Reversão, Amador.Resumo
O objetivo do artigo é analisar um dos dilemas vividos por alguns atletas profissionais de futebol nessa última década: o direito de reversão à condição de amador, como um mecanismo para manter-se usufruindo dos benefícios financeiros que o status amador pode proporcionar. O abandono do profissionalismo se sustenta inicialmente em três perspectivas: a) buscar de uma remuneração estável em outra profissão, através da sua competência esportiva representando a empresa empregadora nas ligas de futebol amador; b) direito a salários informais em clubes de futebol amador; e, c) adquirir passe livre para um novo recomeço em outro clube profissional. Nessa direção, tentaremos analisar a resignificação do amador na estrutura organizacional do futebol brasileiro. Utilizamos como fonte documentos oficiais da CBF, artigos em jornais e uma entrevista com um ex-atleta profissional que solicitou a entidade à reversão à condição de amador. A análise demonstra que: a) o mercado do futebol não se limita as principais ligas e existem outras formas de exercício da profissão que a estrutura legal do futebol insiste em classificá-la como amadora apesar da dinâmica social; b) o mecanismo da reversão demonstra anacronismo e adaptação diante das relações de trabalho ampliadas pelo mercado do futebol de empresa.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FUTEBOL: REVERSÃO DO PROFISSIONALISMO QUE HISTÓRIA E ESSA?. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5209