ASSOCIAÇÕES ENTRE A PRODUÇÃO ENERGÉTICA, INDICADORES CINEMÁTICOS E A PRESTAÇÃO NOS 200M DE NADO PEITO.
Palavras-chave:
custo energético, nado de peito, rendimento, indicadores cinemáticos.Resumo
São raros os estudos que utilizaram a calorimetria indirecta na água como maneira de calcular o custo energético de nadadores e a sua associação com indicadores biomecânicos. Assim, os objectivos deste estudo foram: i) descrever a produção de energia aeróbia e anaeróbia durante a prova de 200m peito; ii) analisar a associação destas variáveis com indicadores mecânicos na mesma prova; iii) analisar a associação de variáveis fisiológicas e mecânicas com o rendimento nesta prova. A amostra foi constituída por 12 nadadores especialistas em prova de 200 metros peito, participantes do campeonato nacional português, com as seguintes características (média ± DP): 17,42 ± 2,37 anos de idade, 67,07 ± 6,26 kg de peso corporal, 1,74 ± 3,28 metros de altura, 10,71 ± 2,21 anos de prática, 182,64 ± 4,49 metros de envergadura e 8,12 ± 2,81 % de percentual de gordura. Os nadadores foram submetidos a um teste progressivo até à exaustão e a um teste máximo de 200 peito. Ambos os testes foram realizados em piscina de 25 metros e separados por 24h. Durante ambas as provas foi medido o VO2 e a lactatémia pós-esforço. Foram filmadas as provas e digitalizadas as imagens para determinação de oscilação vertical do centro de massa (OV) e da variação intra cíclica da velocidade horizontal (VIV). Verificou-se que a contribuição anaeróbia foi em média 18% e a aeróbia foi em média 82% durante a prova de 200m. Não se verificou qualquer associação com significado estatístico entre a prestação nos 200 m peito e os percentuais aeróbios e anaeróbios de energia produzida. O custo energético correlacionou-se negativamente com OV e positivamente com a VIV. Nenhuma das variáveis cinemáticas acima indicadas, se associou significativamente com o rendimento na prova de 200m peito.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ASSOCIAÇÕES ENTRE A PRODUÇÃO ENERGÉTICA, INDICADORES CINEMÁTICOS E A PRESTAÇÃO NOS 200M DE NADO PEITO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5201