TRAVESSIA EM ÁGUAS ABERTAS: IMAGINÁRIO SOCIAL DA AVENTURA E RISCO DE ATLETAS CEGOS
Palavras-chave:
travessia / aventura / cegos.Resumo
Estudo qualitativo e exploratório com oito cegos do Instituto Benjamin Constant, em travessias em águas abertas, empregando entrevistas semi-estruturadas e Alegoria dos Animais, permitindo formular sonhos projetivos dos ideais de pulsões. Visa compreender alguns sentidos dessa aventura, orientação e mobilidade corporal, explicitando o mundo das significações que constituem o Imaginário Social desses nadadores, destacando alguns elementos simbólicos e místicos expressos em seus discursos. Cegos praticantes de esportes exercitam, além da atividade física, o direito de ir e vir com independência e autonomia. É no exercício dessa prática que com liberdade, ousam e desafiam suas condições de deficientes. Ver o mar em toda sua extensão nos leva a viagens fantasiosas, imaginativas. Quando a imagem é construída se dá subjetivamente por indícios de percepção, palavras, linguagem e, não só, pelos órgãos da visão. Ainda que o corpo não veja essa realidade, poderá senti-la. A aventura desse atleta no mar é representada por suas sensações e imagens construídas e impregnada de sentidos. Vários discursos estão presentes no universo dos deficientes, fornecendo pistas para compreensão desse imaginário social. Desvendá-los traz novas discussões e olhares. Renascer heroicamente das águas do mar, buscando forças para o dia a dia, é superação, conquista que parecem conseguir para, numa perspectiva inclusiva, encarar a discriminação social. Ao interpretar os resultados detectamos três animais. Ligado à trilogia dos elementos terra-água-lua, o cachorro tem função de psicopompo, clarividência, guia, feiticeiro, vidente. Os golfinhos simbolizam regenerescência, adivinhação, sabedoria, prudência, deslocamento, senhor da navegação. O vôo da ave estabelece relações entre céu e terra, libertação, presságio, mensagem do céu, leveza. A aventura de nadar em águas abertas permitiu-nos compreender esse imaginário, onde água é vida, se descobrindo nas trevas, regenerando-se. Movem-se por símbolos de vidência, força interior, superação, conquista.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TRAVESSIA EM ÁGUAS ABERTAS: IMAGINÁRIO SOCIAL DA AVENTURA E RISCO DE ATLETAS CEGOS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5174