OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRATO COM O CORPO: UM ESTUDO NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Educação Física, Corpo, Academia de ginástica.Resumo
As academias de ginástica são locais de extrema visibilidade na área de Educação Física. Além de concentrar muitos profissionais e oferecer grande diversidade de atividades físicas, é reconhecidamente um espaço associado ao culto ao corpo em diferentes perspectivas. Os objetivos dessa pesquisa são: a) detectar e analisar quais aspectos vêm sendo privilegiados no trabalho do professor de Educação Física de academias de ginástica; b) verificar e discutir se os professores interferem na visão de corpo de seus alunos. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada no Rio de Janeiro, nas quatro principais academias da Zona Oeste. Foram selecionados 17 (dezessete) professores mediante critérios pré-estabelecidos, aos quais foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas. Os resultados mostraram que: a) os professores de academias de ginástica, que trabalham na área de fitness, priorizam os aspectos técnicos e de saúde em sua intervenção profissional; b) os objetivos estéticos parecem ser a preocupação maior dos alunos, e não dos professores; c) a maioria dos professores acredita que interfere na visão de corpo dos alunos, modificando ou influenciando a maneira como os mesmos lidam com o corpo. Conclui-se que o caráter da intervenção dos professores aproxima-se mais do paradigma técnico-biológico preponderante na área de Educação Física, uma vez que a vertente pedagógica não emergiu nos discursos. Além disso, a relação entre professor e aluno apresenta um caráter comercial que pode influenciar a forma de atuação do professor de Educação Física.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRATO COM O CORPO: UM ESTUDO NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA DO RIO DE JANEIRO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5151