CONCEPçãO DE CRIANçA: UMA REFLEXÃO HISTÓRICA
Palavras-chave:
criança, concepção, história.Resumo
Este estudo se configurou como uma revisão de literatura, que pretendeu refletir a concepção de criança, não quanto à sua gênese biológica, mas em relação à sua origem epistemológica, ou seja, aprofundando o conceito do que venha a ser criança e entender as alterações conceituais que a história impôs nesse processo. Diante da consideração de “concepção de criança”, poderia se determinar os olhos com que se farão leituras do seu comportamento, das suas carências e desejos, possibilitando até mesmo a realização de previsões futuras, não como uma planificação originadora de um produto final, mas como uma melhor reestruturação de um processo continuado. A partir das leituras realizadas, percebeu-se que o conceito de criança foi se alterando conjuntamente com a abertura democrática da sociedade, sendo que ela aos poucos deixou de ser um objeto desprezível e passou a ser considerada como sujeito singular de papel fundamental na sociedade atual.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CONCEPçãO DE CRIANçA: UMA REFLEXÃO HISTÓRICA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5144