ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DE INFECÇÕES NAS VIAS AÉREAS SUPERIORES EM ALUNOS QUE PRATICAM NATAÇÃO EM PISCINA COM E SEM COBERTURA E SEDENTÁRIOS
Palavras-chave:
Natação, Infecções das Vias aéreas superiores, Sedentários.Resumo
O objetivo principal do presente estudo foi verificar se há associação entre a incidência de infecções do trato respiratório superior (URTI), a prática de natação em piscina coberta, descoberta e o sedentarismo. Participaram cento e vinte indivíduos voluntários de ambos os sexos, sendo quarenta praticantes regulares de natação em piscina coberta, quarenta praticantes regulares em piscina descoberta e quarenta sedentários. Para a coleta dos dados foi utilizado o Formulário de Registro de Doença Mensal de Gleeson et al. (2000), onde os indivíduos relatam seus sinais e sintomas de infecções por um período de trinta e um dias, classificando-os entre ameno, moderado e severo. Os dados coletados foram quantificados com pontuação para avaliar a incidência de infecções do trato respiratório superior. A contagem de episódios de URTI foi realizada para cada indivíduo de cada grupo. A incidência de infecções do trato respiratório superior foi analisada por meio do teste Qui-quadrado, com o p 0,05. A URTI não foi significativamente diferente entre os grupos. Conclui-se que a incidência de infecções do trato respiratório superior não tem relação com o ambiente onde é realizada a atividade (piscina coberta ou descoberta) e com a prática de natação de intensidade moderada nos meses de março e abril, nas regiões Oeste e Pampulha na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DE INFECÇÕES NAS VIAS AÉREAS SUPERIORES EM ALUNOS QUE PRATICAM NATAÇÃO EM PISCINA COM E SEM COBERTURA E SEDENTÁRIOS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5137