A DANÇA CONTEMPORÂNEA SEGUNDO BAILARINOS-COREÓGRAFOS
Palavras-chave:
representações sociais, danças contemporâneas, diferenças.Resumo
Esta pesquisa teve como objeto de estudo identificar os sentidos de dança para bailarinos-coreógrafos contemporâneos, através do levantamento das singularidades e regularidades mais presentes no discurso desse grupo social. Para isso, realizamos entrevistas individuais semi-estruturadas com quatorze profissionais dentre os que mais se destacaram no mercado de dança da cidade do Rio de Janeiro, entre 1990 e 2002. Este período compreende o momento histórico em que a chamada dança contemporânea salta do gueto da marginalidade para o topo do mercado profissional fenômeno registrado nos grandes centros urbanos do mundo ocidental. A opção metodológica adotada, com base nos estudos sobre Representações Sociais e Análise do Discurso, teve como principais referências Orlandi (2000), Ansart (1978), Stoer (2004) e Backzo (1985). Para este último, através dos discursos que uma classe atribui a si mesma, podemos levantar parte de seu imaginário. Os resultados da pesquisa apontaram para a inadequação do termo dança contemporânea pois, segundo os sujeitos entrevistados, o que existe é uma multiplicidade de tendências que não se prendem a uma forma, metodologia ou estilo pré-definidos, mas que variam conforme as vicissitudes da criação. Encontramos algumas regularidades que compõem uma rede de sentidos na qual essas diferentes tendências se enredam, dentre as quais destacamos o trânsito pelas diferenças. Ocorrem também: o desejo latente de transformação; o risco como atitude na vida e na dança; a valorização do momento presente como acontecimento único e a busca de um discurso autoral.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A DANÇA CONTEMPORÂNEA SEGUNDO BAILARINOS-COREÓGRAFOS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5125