ANÁLISE DAS INCAPACIDADES FUNCIONAIS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA: REVISÃO DE LITERATURA.
Palavras-chave:
Esclerose Múltipla, Fisioterapia, Escalas.Resumo
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença desmielinizante, apresenta como característica principal o comprometimento da mielina formada e onde as lesões desenvolvem-se em associação com inflamação perivascular. A doença se manifesta clinicamente por uma variedade topográfica de sinais e sintomas neurológicos recorrentes, caracterizando a disseminação no tempo e no espaço O comprometimento motor é um dos mais freqüentes sintomas e conseqüentemente da mobilidade do paciente. A mobilidade é parte fundamental da conservação da independência e um atributo essencial da qualidade de vida. Ela comprometida é um determinante essencial da independência e uma contribuição importante para a incapacidade física. Atualmente é uma prática extensamente aceita, o uso de instrumentos (escalas), para mensurar a eficácia das intervenções clínicas. Medir estes resultados, se torna um fator importante para a previsão dos cuidados à saúde, auxiliando na qualidade de vida do paciente. Ainda é motivo de discussão na literatura, qual escala tem maior confiabilidade e uniformidade de resultados entre os examinadores. No entanto, estes instrumentos devem ser confiáveis, para serem utilizados na mudança de condutas, ou para detectar características da evolução clínica do paciente.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DAS INCAPACIDADES FUNCIONAIS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA: REVISÃO DE LITERATURA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5108