INDICADORES DE APTIDÃO FÍSICA DE MULHERES IDOSAS DO PROJETO SÊNIOR PARA A VIDA ATIVA DA USJT UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU.

Autores

  • ARESTIDES PEREIRA DA SILVA JÚNIOR
  • FABIANO MARQUES CAMARA
  • MARIA LUIZA MIRANDA
  • MARÍLIA VELARDI

Palavras-chave:

aptidão física, idosos, envelhecimento.

Resumo

Com o processo de envelhecimento, as pessoas perdem gradativamente os níveis de aptidão física e capacidade funcional. A atividade física regular pode ser um elemento importante para tentar manter ou amenizar estas perdas e, além disso, pode auxiliar na prevenção de certas doenças que estão mais propícias a surgirem na velhice. Assim sendo, este estudo teve como objetivo traçar o perfil da aptidão física de 81 mulheres com mais de 60 anos de idade, que ingressaram no Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJT  Universidade São Judas Tadeu, no período de 2002 a 2004. As idosas participaram de uma bateria de testes de aptidão física e capacidade funcional proposta por Matsudo 2004. Os dados foram analisados através da estatística descritiva (média e desvio padrão). A análise dos resultados demonstrou que para potência aeróbia, flexibilidade, agilidade e equilíbrio o grupo apresenta com níveis de aptidão inferiores ao reportado pela literatura. Apenas para os testes de força muscular, o grupo aqui analisado, mostrou-se mais apto. Mediante essas constatações, conclui-se que as idosas deste estudo não se enquadram totalmente nas normatizações apresentadas para estes testes, e mostra o quão importante é a avaliação inicial para que a prescrição de atividade física seja condizente com nível de aptidão dos participantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

INDICADORES DE APTIDÃO FÍSICA DE MULHERES IDOSAS DO PROJETO SÊNIOR PARA A VIDA ATIVA DA USJT UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5094