COMPARAçÂO DO DESEMPENHO NO TESTE DE UMA REPETIçãO MÁXIMA UTILIZANDO DOIS DIFERENTES INTERVALOS DE RECUPERAçãO
Palavras-chave:
1 RM, uma hora, 48 horas.Resumo
O objetivo do presente estudo foi comparar o efeito de dois diferentes intervalos entre testes no desempenho no teste de uma repetição máxima (1 RM) no exercício supino guiado. A amostra foi composta por 19 indivíduos do gênero masculino, com médias de idade, massa corporal, estatura, tempo de treinamento e freqüência sendo de 23,1 (+ 3,4) anos, 76,3 (+ 9,8) kg, 178,1 (+ 8,0) cm, 34,4 (+ 23,3) meses e 4,0 (+ 1,2) treinamentos por semana, respectivamente. Os voluntários foram submetidos a três testes de 1 RM, teste 1, teste 2 e teste 3, em dois dias diferentes. No primeiro dia foram realizados os testes 1 e 2, sendo os mesmos separados por uma hora sem realizar atividades físicas. Após 48 horas, no mínimo, foi executado o teste 3. Foram obtidas médias de 91,16 (+10,80) kg, 89,05 (+9,85) kg e 90,21 (+11,56) kg, nos testes 1, 2 e 3, respectivamente. Através do ANOVA one way com medidas repetidas, foi detectada diferenças entre as médias, sendo que o método dos contrastes indicou haver diferenças significativas (p < 0,05) apenas entre os testes 1 e 2. Assim, pode-se concluir que um período de uma hora de recuperação não permite que indivíduos treinados em musculação mantenham seu desempenho no teste de 1 RM no exercício supino guiado e que um intervalo de 48 horas entre testes é suficiente para que os voluntários igualem o desempenho obtido no teste inicial.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAçÂO DO DESEMPENHO NO TESTE DE UMA REPETIçãO MÁXIMA UTILIZANDO DOIS DIFERENTES INTERVALOS DE RECUPERAçãO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5075