A EFICÁCIA DO TAI CHI CHUAN NA MELHORA DO EQUILÍBRIO, DA PROPRIOCEPÇÃO E NA DIMINUIÇÃO DO RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS.
Palavras-chave:
envelhecimento, quedas, tai chi chuan.Resumo
O envelhecimento da população já abrange os países em desenvolvimento. É importante que se invista em estudos que promovam uma melhor qualidade de vida para estes indivíduos. A queda é um dos problemas que acometem os idosos e que interferem negativamente na qualidade de vida. A perda do equilíbrio é considerada uma das grandes causas das quedas em idosos. Diversos estudos têm sido realizados para identificar as atividades que sejam eficazes na melhora do equilíbrio visando à prevenção de quedas. A prática do Tai Chi Chuan vem trazendo bons resultados em relação à melhora do equilíbrio e na diminuição dos riscos de quedas. Fizemos uma revisão bibliográfica para verificar a relação entre a prática dos exercícios de Tai Chi e a melhora do equilíbrio, da propriocepção e da diminuição dos riscos de quedas em idosos. Segundo as pesquisas os praticantes de Tai Chi apresentam bons resultados nos testes de equilíbrio, de propriocepção e apresentam redução dos episódios de quedas. Observa-se que o Tai Chi traz benefícios significativos em relação ao controle postural. Ainda percebe-se uma inconsistência na literatura no que se refere à avaliação de quais os fatores que estão intervindo nesta melhora do equilíbrio e de que forma a propriocepção está melhorando. Sugerem-se estudos que possam realizar uma avaliação mais precisa dos efeitos dos exercícios do Tai Chi Chuan.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A EFICÁCIA DO TAI CHI CHUAN NA MELHORA DO EQUILÍBRIO, DA PROPRIOCEPÇÃO E NA DIMINUIÇÃO DO RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5073