EFEITO DO TREINAMENTO NOS MÉTODOS ATIVO, PASSIVO E FNP EM PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA NO OMBRO QUADRIL E JOELHO
Palavras-chave:
Métodos de Flexibilidade, Alteração Articular,Resumo
É notório o processo de envelhecimento que vivenciamos nesse período contemporâneo, índices superiores a outras épocas na historia conforme o ministério da previdência e assistência social (MOREIRA, 2001). O prognóstico de perda de mobilidade articular de 20 a 30% entre 30 a 70 anos é alarmante (DANTAS et.al, 2002).A Importância da flexibilidade não se limita somente em ganho da amplitude articular, ela esta diretamente relacionada com acidentes domésticos e patologias degenerativas. Entretanto é indispensável saber os efeitos gerados pelo treinamento de flexibilidade. Esta pesquisa teve como objetivo verificar variações da amplitude articulares agudas nos métodos de treinamento da flexibilidade, ativo e facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) inseridos na aula de hidroginástica para praticantes do sexo feminino com faixa etária entre 40 e 74 anos. Num total de 16 participantes incluídos o grupo de controle e tendo todos os grupo uma divisão aritmética dos números de participantes Foram aplicadas técnicas de estatística descritiva para caracterização da amostra, e utilizado protocolo de Tran e Weltman (1989).Para a variável dependente utilizou ANOVA no teste das hipóteses e determinada a diferença mínima significante. As alterações percentuais angulares nos métodos e em suas respectivas articulações valor de F com nível de significância 5%. A alteração angular das articulações em relação aos métodos testados demonstrou resultados significativos para o método FNP tendo o menor fator limitante das alterações articular do ombro e quadril, no caso do joelho este papel foi desempenhado pelo método passivo. Ao compararmos os métodos aplicados temos resultados inversamente satisfatórios no método ativo sendo assim um estímulo ontogênico que não aumentou a mobilidade articular no ombro, joelho e quadril em curto tempo na amostra.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITO DO TREINAMENTO NOS MÉTODOS ATIVO, PASSIVO E FNP EM PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA NO OMBRO QUADRIL E JOELHO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5039