RECREAÇÃO TERAPÊUTICA: NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS E ATIVIDADES RECREATIVAS DESENVOLVIDAS NO HOSPITAL SANTA CRUZ
Palavras-chave:
recreação, hospital, criança.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos diferentes profissionais ligados ao HSC em relação à Recreação Terapêutica, como também relatar as atividades recreativas desenvolvidas na sala de recreação na Unidade Pediátrica do Hospital Santa Cruz, que faz parte do Projeto de Atenção à Criança e ao Adolescente. Entre as atividades desenvolvidas estão desenhos e pinturas, jogos de encaixe, quebra-cabeças, memória, dominó, xadrez e dama, demais brinquedos como bonecas, carrinhos, fantoches, assim como livros para leitura. Também são realizados empréstimo dos mesmos para as crianças acamadas sem possibilidade de se dirigirem à sala de recreação. Visando identificar o nível de conhecimento dos outros profissionais que trabalham no mesmo hospital, foram distribuídos 100 questionários do tipo descritivo em cada ala da unidade hospitalar e, passado o prazo de três dias, foram recolhidos para análise e tabulação dos dados. A partir das respostas podemos perceber que 58,1% dos funcionários alegaram não saber da existência deste espaço. Sendo que 93% souberam responder qual a função da recreação terapêutica no ambiente hospitalar, mas não sabem ao certo qual o profissional que desenvolve as atividades e nem da existência deste espaço nesse hospital. Os funcionários que conhecem o espaço reservado para as atividades recreativas, consideram que o espaço físico não é o mais adequado para a realização das atividades. Portanto, há a necessidade de intensificar a divulgação do trabalho realizado, pois se considera esse importante e relevante, visto que auxilia a tornar o ambiente hospitalar mais alegre e aconchegante para as crianças e seus familiares, minimizando os efeitos da hospitalização.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RECREAÇÃO TERAPÊUTICA: NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS E ATIVIDADES RECREATIVAS DESENVOLVIDAS NO HOSPITAL SANTA CRUZ. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4622