EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELAÇÃO ENTRE INATIVIDADE FÍSICA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE.
Palavras-chave:
Inatividade física, Índice de Massa Corporal e Escolares.Resumo
É cada vez maior o número de crianças inativas e obesas. Diversos fatores podem ser atribuídos a esta situação, tais como os avanços tecnológicos, maus hábitos alimentares e a falta de atividades físicas. Para tanto, realizamos uma amostragem com 60 crianças de duas escolas do Ensino Fundamental I, sendo 50% das crianças de uma escola que é contemplada com as aulas de educação física e 50% daquelas que não são assistidas. Alguns critérios foram utilizados no intuito de determinar o nível de sobrepeso, obesidade e de atividade física. O nível de atividade física foi avaliado através do questionário de atividade física para crianças (Physical Activity Questionnaire for Older Children, PAQ-C). Tal questionário avalia o nível de atividade física moderada e intensa de crianças nos sete dias anteriores à aplicação do mesmo. É composto por nove questões, sendo cada uma com valores que variam de 1 a 5 e o escore final é obtido pela média das questões, representando o intervalo de muito sedentário (1) a muito ativo (5). Os escores 2, 3 e 4 indicam as categorias sedentário, moderadamente ativo e ativo, respectivamente.. Para determinação do nível de sobrepeso e obesidade, foi utilizado o padrão da National Center for Health Statistics (NCHS). O (IMC=Kg/m²) é expresso em unidades de desvio padrão (escore Z). Cole et al. Corresponde o (IMC 25kg/m²) como sobrepeso e 30kg/m² como obesidade em crianças a partir de dois anos de idade.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELAÇÃO ENTRE INATIVIDADE FÍSICA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4613