FENÓTIPO DE FRIED: INCIDÊNCIA DA FRAGILIDADE EM IDOSOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Palavras-chave:
Envelhecimento da população, Idoso, Fenótipo de Fried, Unidade de Saúde da Família.Resumo
Objetivo: determinar a incidência da síndrome da fragilidade em idosos, segundo o Fenótipo de Fried, em uma unidade de Saúde da Família. Metodologia: estudo exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em uma unidade de Saúde da Família no município de Cajazeiras (PB). Os dados foram coletados na unidade “João Bosco Braga Barreto” em abril e maio de 2013, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santa Maria, sob o Protocolo n. 240.731. A amostra foi composta por 100 idosos. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e os marcadores do Fenótipo de Fried foram analisados estatisticamente por meio do programa PASW, versão 20. Resultados: 52% dos participantes foram classificados como pré-frágeis e 48% foram classificados como frágeis. Conclusão: constatou-se uma divisão relativamente equitativa entre as frequências de fragilidade e pré-fragilidade, além de relação com o sexo e o índice de massa corporal. Indica-se a importância de investir em políticas de saúde para minimizar a prevalência da síndrome da fragilidade em idosos.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FENÓTIPO DE FRIED: INCIDÊNCIA DA FRAGILIDADE EM IDOSOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4609