EQUIPES MULTIDISCIPLINARES E UMA POSSIBILIDADE EM DISCUSSÃO: A FISIOTERAPIA ESCOLAR
Palavras-chave:
Equipes Multidisciplinares, Fisioterapia, Inclusão.Resumo
Introdução: Este artigo analisou a legalidade educacional dos multiprofissionais da área da Educação e Saúde, possibilitando a inserção da fisioterapia nas escolas. Isso traria uma contribuição multidisciplinar para a comunidade escolar, promovendo o desenvolvimento da cultura corporal do movimento. O estudo surgiu da necessidade de atender os educandos portadores de necessidades educacionais para incluí-los na sociedade de forma integral, como cidadãos independentes. O fisioterapeuta contribuiria muito para o desenvolvimento psíquico-motor do educando, para que desenvolva suas potencialidades. O objetivo foi de verificar a possibilidade das equipes multidisciplinares contribuírem com as atividades que satisfaçam as necessidades especiais educacionais dos seres humanos de forma integral. Metodologia: Este estudo fundamentou-se na metodologia bibliográfica e documental, nas leis que regulamentam os direitos do ser humano à educação e saúde e também na experiência docente da autora, em atividades de ensino, pesquisa e extensão, em escolas do ensino fundamental e médio da rede pública. Resultados e Discussões: A análise dos resultados deu-se através do processo de construção, e a interpretação da realidade da pesquisa foi a partir da revisão bibliográfica e documental. A Constituição Federal (1988), Diretrizes Educacionais Operacionais da Rede Pública Estadual de Ensino de Goiás (2010), e Decretos garantem o atendimento especializado na esfera do ensino da educação inclusiva. Este estudo fundamentou-se nos autores: Assmman (1998), Betti (1991), Delisa&Gans (2002), Freire, (2007), Mantoan (2006), Moraes (2003), Moura (2009), Santos, (2010), Souza (1996), dentre outros. Conclusão: É primordial, portanto, a existência das equipes multidisciplinares, tais como: psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, instrutores de LIBRAS e Braille e fisioterapeutas na unidade escolar, e assegurada por leis que garantem os multiprofissionais da Educação e Saúde trabalharem em prol dos portadores de necessidades educacionais, nas Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Ensino de Goiás não se efetiva a modalidade de fisioterapia nas unidades escolares.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EQUIPES MULTIDISCIPLINARES E UMA POSSIBILIDADE EM DISCUSSÃO: A FISIOTERAPIA ESCOLAR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4597