VISÃO DOS FISIOTERAPEUTAS DA REGIÃO DA AMURES QUANTO A SOLICITAÇÃO DE EXAMES COMPLEMENTARES.
Palavras-chave:
Fisioterapeutas, AMURES, Exames ComplementaresResumo
Introdução: A solicitação de exames complementares pelo fisioterapeuta, é um direito alicerçado pelas Resoluções Coffito 80 e CNE/CES4 e pela CBO 2236. Tal prerrogativa, mostra-se relevante ferramenta complementar para correta elaboração da conduta fisioterapêutica. Objetivo: Verificar qual a visão dos fisioterapeutas da região da AMURES quanto a solicitação de exames complementares. Metodologia: A pesquisa foi realizada com 123 profissionais de 64 estabelecimentos ligados ao setor de fisioterapia localizados na região da AMURES, utilizando um questionário autoaplicável composto por 9 questões, visando avaliar em vários aspectos a concepção dos profissionais quanto a prerrogativa da solicitação de exames complementares. Resultados e Conclusão: Os resultados encontrados neste estudo, conduzem-nos a assegurar que 70% dos profissionais são conhecedores do disposto do Art. 3º da Res. Coffito 80 e 46% são conhecedores do disposto da Res. CNE/CES4, Art.5º, § VI, sendo que 56% da amostra já solicitou exames complementares, onde desta porcentagem 46,4% obtiveram boa receptividade ao solicitar exames complementares. Ficou evidenciado que 54% da amostra desconhecem os dispostos específicos que outorgam o direito da solicitação de exames complementares e 90% declaram-se competentes a solicitação de qualquer classe de exames complementares.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VISÃO DOS FISIOTERAPEUTAS DA REGIÃO DA AMURES QUANTO A SOLICITAÇÃO DE EXAMES COMPLEMENTARES. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4576